FIN Brasil 2024: representantes de 45 países já estão confirmados em Florianópolis
A oportunidade das médias empresas catarinenses expandirem o seu negócio internacionalmente está chegando. Em sua terceira e consagrada edição, a FIN (Feira Internacional de Negócios) Brasil ocorrerá nos dias 3 e 4 de abril, no CentroSul, em Florianópolis.
Até o momento, representantes de 45 países dos seis continentes estão confirmados, tornando o evento um ambiente propício para negócios, networking, exposição de produtos e serviços. Na tarde de ontem, o organizador e CEO da FIN Brasil, Jatyr Ranzolin Júnior, esteve presente na redação integrada do Grupo ND, em Florianópolis, para trazer mais detalhes sobre o evento.
Conforme detalhou Ranzolin, em 2023 foram mais de 3.050 participantes de 42 nacionalidades presentes, além de 219 expositores, sendo 50 internacionais e 169 nacionais de diversas áreas de atuação. A expectativa é receber 5.000 visitantes e a organização espera movimentar mais de R$ 100 milhões. Já para este ano, revela a expectativa de receber participantes de 46 países e mais de 300 empresas.
“Virá muitos países pela primeira vez e é uma grande oportunidade do empresário catarinense fechar negócios internacionais sem sair do país”, cita.
O CEO complementa revelando que a edição passada permitiu que a desse ano alcançasse mais pessoas, dando exemplo da comitiva do Nepal, localizado na Ásia.
“O nosso foco hoje é muito menos autoridades e muito mais fechadores de negócios. […] Nós temos 27 pessoas vindo do Nepal porque o embaixador esteve aqui no ano passado e entendeu a importância dessa aproximação com o Estado de Santa Catarina”, revela.
“Se pensar que é uma terceira edição e já chegamos em mais de 45 países confirmados e, dentro disso, uma comitiva disposta a fechar negócios, de oportunidades reais, a FIN Brasil é um sucesso”, destaca.
Evento multissetorial
Agronegócio, turismo, logística, cidades inteligentes, construção civil, tecnologia, educação, saúde, têxtil e energia são algumas das áreas foco do evento organizado pela Câmara de Comércio Brasil Portugal de Santa Catarina e pela Associação dos Jovens Empresários Portugal China.
Além de empresas e entidades, como Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) e Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina), o evento tem apoio da Prefeitura de Florianópolis.
No CentroSul, o evento vai reunir, em um único local, feira de negócios, palestras e mentorias de internacionalização, rodadas de negócios internacionais além de diferentes ambientes e ferramentas para negócios globais.
“É uma feira multissetorial. O Estado é multissetorial. Nós temos um agronegócio muito forte então teremos cidades do Oeste presentes na feira. Aproveito para agradecer à cidade de Pinhalzinho e Tubarão que trouxeram uma comitiva enorme vindo para cá para trazer essa operação”, expõe Jatyr.
Possibilidades para todos
Ranzolin ainda acrescenta que as oportunidades são variadas. “O agro é muito forte. Todo mundo precisa de alimento e o Brasil é o celeiro. Por mais que tentem travar o Brasil, aqui é uma oportunidade e alimentamos muitas pessoas”, diz.
“Mas vale frisar, nós temos diversas oportunidades. A África, por exemplo, precisa de tudo e tudo é contexto para fazer negócio. Se eu disser só energia, por exemplo, não vou contemplar a enormidade de possibilidades que a feira traz”, acrescentou.
Como mensagem para os empresários que ainda estão em dúvida em frequentar o evento, Ranzolin deixa um recado: “Eu tenho um lema na minha vida. O ‘não’ temos que combater todos os dias. Se a gente não aproveitar a oportunidade, amanhã chega e vai ter deixado passar. O empresário que está vindo para Santa Catarina, como a exemplo do Nepal, que a comitiva vai levar 72 horas para conhecer o que nós temos de bom, e é muita coisa”, conta.
Os interessados devem acessar o site finbrasil.com.br para adquirir o ingresso. Em caso de dúvidas, pode entrar em contato pelo email contato@finbrasil.com.br e WhatsApp (48) 98809-4477.